top of page
CONTE-NOS SUA HISTÓRIA

Ao listar meus conhecidos, descobri que conheço diversas pessoas que apenas sabem escrever seus próprios nomes e algumas poucas palavras.  Essas pessoas são incríveis, pois aprender tais coisas sem ler, é quase impossível. Contudo, estas conseguem exercer suas profissões sem dificuldades.

    Se observarmos bem, é fato que existem diversos analfabetos funcionais com diplomas. Daniel Severo, 14, estudante do Ensino Médio, tem dificuldade no emprego das palavras. O menino relata que embora saiba ler, não sente-se atraído pela leitura, por não conseguir compreendê-la em livros, revistas e etc. O que Daniel não sabe, é que quando se lê, a mente se expande de uma forma inenarrável. O conhecimento de novas palavras nos leva a lugares extremos. Além disso, com a falta deste hábito, pode haver obstáculos em se desenvolver intelectualmente, bem como em sua vida pessoal e profissional. Tornando ainda mais difícil elaborar uma opinião própria sobre os assuntos do mundo, como política e economia. 

    Até mesmo pegar ônibus pode torna-se um desafio diário. O universo tecnológico exige leitura, apesar do dinamismo. Portanto, todos os analfabetos são guerreiros do mundo moderno. Precisam passar por suas barreiras e manter-se ligados no que se passa no mundo. Entretanto, não é só por que não sabem ler e/ou escrever que são menos inteligentes ou incapazes de realizar grandes feitos como qualquer outro. 

Guerreando no mundo moderno
Por Luciano Rebouças

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page