top of page
Deixe sua opinião!

Giovanna Dantas, 17 anos tropeçando em amores que se vestem de sorrisos e versos de poesia. Em uma busca constante por gargalhadas e respostas perdidas nas entrelinhas de cidades e supernovas.

Educar é estar presente
Por Giovanna Dantas

Professores submetem-se diariamente às mais diversas situações e saias justas com alunos que apresentam mau-comportamento nas salas de aula. Já dizia o ditado “educação vem de casa”. Será que educação vem mesmo de casa ou fica à cargo de professores formarem seus alunos não só intelectual, mas moralmente? Nos dias atuais, educadores acreditam não estarem preparados para educarem crianças que não possuem uma base moral e ética vinda de casa, e que noções básicas de educação, deveriam sim, partir dos pais.

    Maria Sueli, professora do Colégio Marista (PR) acredita que boa parte dos problemas comportamentais de seus alunos vêm de pais que se ausentam da vida escolar de seus filhos. “Pais mais presentes, que sabem o que está acontecendo no dia-a-dia de um filho, de suas notas e deveres, possuem um controle maior sobre situações que fogem do eixo do professor.” Pais ausentes geralmente enfrentam uma dificuldade maior em estabelecer uma relação com seus filhos, na qual possam ensinar conceitos básicos de moral e respeito perante outras pessoas.

    Daniela, mãe de Beatriz, diz que com uma rotina pesada e cansativa é quase impossível checar diariamente se os deveres da filha estão feitos, se as notas estão na média e ainda acompanhar o ritmo da mesma. Mas que tenta manter-se a par da situação o máximo que pode.

    “Muitos dos pais não comparecem nem às reuniões que fazemos de mês em mês. Como esperar de uma criança ou adolescente que cumpram com seus deveres e respeitem ao próximo se seus pais não cumprem a obrigação de cobrá-los ou ao menos cuidarem da vida escolar de seus filhos?” Contou Neide, diretora pedagógica.

    Assim entramos numa imparcialidade dos alunos que acreditam estar indo à escola para receberem puxões de orelha e “lições para a vida”, pais que acreditam que formação moral é matéria básica da escola e educadores que alegam seu despreparo diante destas situações.

    Todos estes dilemas ressaltam o problema na formação de indivíduos que serão o futuro da sociedade. Que seres humanos estaremos formando ao nos ausentarmos quando eles fazem alguma coisa errada ou ao empurrarmos a responsabilidade para uma instituição e pessoas que estão ali para apenas apresentarem conteúdo didático? Fica sob responsabilidade de quem apresentar conteúdo ético e moral a crianças e adolescentes se não dos próprios pais?

    “Hoje, todo problema na sociedade é culpa da educação. Se o moleque da periferia virou bandido, foi por falta de oportunidade. Porque não teve um bom professor  que ensinasse o abc. E o cara riquinho que frequentou as melhores escolas a vida inteira mas teve um pai ausente e no final se perdeu no mundo do crime? Disso ninguém fala."

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page