top of page

Luciano Rebouças Bispo, 17 anos, crente até no nome. Solta a voz - pra cantar e gargalhar - e tem Deus como morada permanente no coração. 

Deixe sua opinião!
Esperar não é saber
Por Luciano Rebouças

Autodidatas é o termo usado para pessoas que tem a capacidade de aprender algo sozinho, sem a ajuda de um professor ou profissional da área. A cada momento o mercado tem requerido mais da grade curricular. As pessoas que têm a prática, mas não o diploma, têm sido descartadas facilmente de entrevistas de emprego, e isso nos faz questionar até que ponto ser um autodidata é bom.

    Emerson Santos, 23, relata que a vontade de aprender inglês surgiu aos 9 anos de idade, pelo desejo de brincar com seu primo estrangeiro que vinha sempre ao Brasil. Começou quando foi intimidado por sua tia, que já não aguentava mais o seu sobrinho perguntando como se pronunciava tal palavra para poder se comunicar com o primo, e então o advertiu: “Ao invés de ficar me perguntando, vai estudar!". Desde então, Emerson começou a utilizar o dicionário para traduzir as palavras que o interessavam, a assistir filmes legendados e a cantarolar músicas estrangeiras para aprender a pronunciar corretamente. Hoje, sabe ler, escrever e dialogar em inglês, porém, isto não foi suficiente para a empresa em que trabalha, pois a mesma requereu o curso de língua inglesa, para que Emerson tenha provas de seu aprendizado.

     Além disso, Silvana Fondelo, 43, comenta que descobriu ainda jovem, o amor pela culinária, pelo desejo de conhecer outros gostos e sabores. Na infância, lembra-se que sua mãe sempre cozinhava refeições simples, enquanto ela ansiava por mais. Foi assim que começou a cozinhar a sua própria comida, sem a ajuda de qualquer outro meio se não sua criatividade. Quando sua habilidade para a confecção de doces foi revelada, as festas de sua família nunca mais foram as mesmas. Elogios deram força para que ela continuasse indo além, e então começou a vender seus saborosos bolos para a família, depois para vizinhos e posteriormente já estava a receber diversos pedidos de encomendas externas. Hoje, sua cozinha caseira já não é o bastante para atender aos pedidos, e por isso, Silvana está prestes a abrir sua primeira loja. A mulher, só se viu necessitada de ajuda profissional há pouco tempo, quando o mercado requereu maiores qualificações curriculares. Então, a mesma fez cursos para preenchê-lo. Contudo, Silvana conclui que seus livros e anotações sempre foram ótimos professores e a ajudam até hoje.

    Bruno Roth*, 21, que há pouco descobriu o seu amor pelo piano, aprendeu a tocar sozinho em um mês. Atualmente, o jovem compõe diversas músicas e já até participou de uma gravação de CD.

    Hoje em dia, para ser um aprendiz é necessário ter foco e muita força de vontade. Portanto, aprender sozinho, vai além do saber, pois se envolve em tantas coisas, pesquisas e analogias próprias que acaba por disciplinar a si mesmo.

 

*Pseudônimo 

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page